• Carteira de Motorista suspensa em Minas Gerais - Reciclagem do motorista infrator: oportunidade para rever comportamentos e atitudes

Reciclagem do motorista infrator: oportunidade para rever comportamentos e atitudes

  • 23/07/2015

A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro para os motoristas que atingem 20 pontos pelo somatório de suas infrações ao longo de 12 meses ou por cometerem infrações de natureza gravíssima, cuja sanção administrativa já contempla a suspensão (caso da Lei Seca, por exemplo).
Para recuperar sua licença, o motorista infrator, depois de cumprido o prazo da suspensão, precisa passar por um curso de reciclagem previsto em Resolução do CONTRAN e submeter-se a uma prova do DETRAN.

E essa é uma questão que preocupa os órgãos de trânsito. Os Centros de Formação de Condutores (antigas autoescolas) que oferecem esse curso, pela similaridade das matérias, não fazem turmas específicas e esses motoristas acabam integrando as turmas de formação de novos condutores, geralmente jovens ansiosos por conhecer a dinâmica do trânsito e conquistar a tão sonhada habilitação. São públicos distintos, com objetivos e razões também distintas, e que exigem abordagens pedagógicas e didáticas específicas para cada caso.
Para tentar minimizar os efeitos negativos dessas duas questões, o DETRAN/RJ assim como o de Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais, estabeleceram as regras para o curso de reciclagem a distância e homologou as instituições de ensino habilitadas à sua execução, incluída aí uma rigorosa análise do conteúdo programático aplicado.
Nesse contexto, destaca-se a o projeto apresentado pelo [[[]]] – Instituto de Certificação e de Estudos de Trânsito e Transportes que agregou às 30 horas aulas exigidas pela lei uma abordagem humanística, no tratamento das consequências de comportamentos imprudentes, impulsivos ou negligentes no trânsito que levam, invariavelmente, à ocorrência de tragédias e traumas físicos e emocionais, sem contar os danos materiais.
Para isso o [[[]]] contou com a colaboração da TRÂNSITOAMIGO, Associação de Parentes Amigos e Vítimas de Trânsito, no desenvolvimento de uma bem sucedida estratégia de buscar profunda reflexão sobre a responsabilidade de todos e evidenciando valores como o respeito ao outro, ao ambiente, à vida, e a importância da solidariedade e do controle das emoções.
Na opinião do Professor Sidnei Schmidt, diretor do [[[]]], o objetivo principal do curso de reciclagem “não é apenas facilitar os meios para que esse condutor suspenso possa recuperar a sua habilitação. Mas sim convencê-lo da necessidade da mudança de comportamento, transformando-o em um multiplicador do conceito de responsabilidade no trânsito, contribuindo assim para a redução dos índices da violência sobre rodas que, todos os anos, mata quase 50 mil brasileiros. ”

Para saber mais sobre o Curso de Reciclagem de Condutores Infratores a distância, acesse: http://[[[]]].org.br/Cursos/reciclagem